quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comutação de escada com inversor



Comutação de escada com inversor .
Este trabalho foi feito na aula de IEIC (Instalações Eléctricas Infoestrutura climatização).
Este trabalho, tem por objectivo o comando de um circuito eléctrico em três sítios diferentes.
Começamos por fazer o esquema unifilar, sendo cotado de acordo com a dimensão da prancheta. De seguida também fizemos o esquema multifilar.
Esquemas prontos, começamos a traçar as respectivas medidas da prancheta.
Depois passamos á prática, distribuição de braçadeiras, colocação da caixa, colocamos a tubo VD 16, enfiamento dos condutores, colocação dos comutadores, inversor, apertos e ligações.
Finalizamos o trabalho, e verificamos se funcionava e verificamos que funcionou.
Este trabalho é utilizado em corredores e escadas em locais húmidos porque utilizamos material estanque
Gostamos muito de fazer este trabalho, porque aprendemos mais como trabalhar mais na prancheta.
MATERIAL UTILIZADO
- 1 Prancheta
-1 Caixa de derivação (estanque)
-2 Comutadores de escada (estanque)
-1 Inversor (estanque)
-1 Disjuntor (10A)
- Tubo VD 16
- Braçadeiras
-boquilhas
-3 Suporte de lâmpada

-1 Ficha
- Condutores V de 1,5mm²


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais, especialmente no que concerne as propriedades e interações da matéria e da energia. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).

A Física é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, talvez a mais velha de todas através da sua inclusão na astronomia.[1] Ao longo dos dois últimos milênios, a física foi considerada sinônimo de filosofia, química e certos ramos da matemática e biologia mas durante a Revolução Científica no século XVI, ela tornou-se uma ciência única e moderna por mérito próprio. Contudo, em algumas áreas como a física matemática e a química quântica, as fronteiras da física mantêm-se difíceis de distinguir.

Estrutura Atómica da Matéria